26.4.11

Folhetim Desafios na Cozinha - Editorial

A publicação Desafios na Cozinha culmina o intenso trabalho formativo desenvolvido durante 14 meses e a mesma compila rubricas tão relevantes como a cozinha internacional e os produtos “Slow Food”, o vocabulário técnico em francês e inglês e as receitas de vários pratos típicos (França, Itália, Brasil, Suíça, Espanha, etc.), sem descurar vários apontamentos recreativos.
De resto, este folhetim reporta as actividades realizadas em contexto prático, devidamente documentadas com fotos. Em paralelo, damos à estampa uma entrevista com Nuno Martins, conceituado chef de cozinha, que, em linguagem muito acessível, explica a identidade das diferentes cozinhas, as privações exigidas aos profissionais da área, as técnicas de empratamento, a importância da cultura gastronómica como pólo de atracção turística, entre outros assuntos de indiscutível interesse.
O terceiro tema de vida “Gastronomia Internacional” serve de mote ao projecto e o conceito de “gastronomia” é a verdadeira marca identitária do folhetim. A propósito, o termo gastronomia, que provém do grego antigo γαστρονομία; γαστρός (estômago) e νομία (lei/conhecimento), é um conceito muito abrangente, contemplando a culinária, as bebidas, os materiais usados na alimentação e, em geral, todos os aspectos culturais a ela associados.
Com este trabalho, pretendemos dar o nosso pequeno contributo para que as entidades locais encarem com outros olhos a gastronomia, por tudo o que esta pode aportar em termos de dinamização turística (restauração e hotelaria) e, consequentemente, de criação de riqueza. Para tanto é preciso criar uma identidade forte e genuína. O segredo reside em conciliar o trabalho com uma boa dose de paixão – por sinal, a receita que pusemos em prática na concepção de Desafios na Cozinha.

15 comentários:

  1. A ideia de criar este blog foi muito positiva...

    ResponderEliminar
  2. Este blog é importante para divulgar o nosso curso!

    ResponderEliminar
  3. Espero aprender coisas novas com estes futuros profissionais da área de Restauração...

    ResponderEliminar
  4. Acho este blog muito interessante.

    ResponderEliminar
  5. Este blog pode ser muito útil para nós no futuro...

    ResponderEliminar
  6. Espero que este blog seja útil para todos e que gostem.

    ResponderEliminar
  7. No futuro espero utilizar este blog

    ResponderEliminar
  8. As receitas deste blog são optimas e saudáveis.

    ResponderEliminar
  9. Espero que o nosso blog va de encontro a todas as espectativas...

    ResponderEliminar
  10. gostei muito do workshop e gostei muito do tema de vida

    ResponderEliminar