28.4.11

Receita - Bolo de atum

Apresentam-se vídeos de duas das etapas da confecção do bolo de atum - uma das receitas mais apreciadas pelos participantes no Workshop de Cozinha - Fast Food saudável:





26.4.11

Papéis invertem-se…


Curso EFA de Cozinha promove, na Epralima, Workshop sobre “Gastronomia Internacional”

No dia 19 de Abril, realizou-se na cozinha pedagógica da Escola Profissional do Alto Lima, em Arcos de Valdevez, um Workshop sobre Gastronomia Internacional, promovido pelos formandos do curso EFA B3 de Cozinha.
A actividade, que ocorreu durante o dia, abordou dois tipos de receitas – da parte da manhã, a formação incidiu sobre “Biscoitos Do Mundo” (bombons de chocolate, biscoitos de massa areada, línguas francesas….) e, da parte da tarde, a temática foi Fast-Food saudável”, tendo-se confeccionado, deste modo, algumas sandes e saladas rápidas.
Este Workshop que integra um conjunto de actividades inseridas no 3º tema de vida “ Gastronomia Internacional”, pretendeu, por um lado, pôr em evidência alguma da formação prática recebida pelos formandos até ao momento e, por outro lado, apresentar algumas sugestões de receitas rápidas, económicas e saudáveis.
Os interessados que “meteram a mão na massa” eram professores, inclusive os formadores do curso que, neste dia, se encontravam num papel inverso.
Os papéis inverteram-se, mas o principal objectivo de aprender esteve sempre presente e a ele se aliaram outros aspectos, nomeadamente a boa disposição, a curiosidade, a troca de ideias, entre outros.                      

         

Folhetim Desafios na Cozinha - Editorial

A publicação Desafios na Cozinha culmina o intenso trabalho formativo desenvolvido durante 14 meses e a mesma compila rubricas tão relevantes como a cozinha internacional e os produtos “Slow Food”, o vocabulário técnico em francês e inglês e as receitas de vários pratos típicos (França, Itália, Brasil, Suíça, Espanha, etc.), sem descurar vários apontamentos recreativos.
De resto, este folhetim reporta as actividades realizadas em contexto prático, devidamente documentadas com fotos. Em paralelo, damos à estampa uma entrevista com Nuno Martins, conceituado chef de cozinha, que, em linguagem muito acessível, explica a identidade das diferentes cozinhas, as privações exigidas aos profissionais da área, as técnicas de empratamento, a importância da cultura gastronómica como pólo de atracção turística, entre outros assuntos de indiscutível interesse.
O terceiro tema de vida “Gastronomia Internacional” serve de mote ao projecto e o conceito de “gastronomia” é a verdadeira marca identitária do folhetim. A propósito, o termo gastronomia, que provém do grego antigo γαστρονομία; γαστρός (estômago) e νομία (lei/conhecimento), é um conceito muito abrangente, contemplando a culinária, as bebidas, os materiais usados na alimentação e, em geral, todos os aspectos culturais a ela associados.
Com este trabalho, pretendemos dar o nosso pequeno contributo para que as entidades locais encarem com outros olhos a gastronomia, por tudo o que esta pode aportar em termos de dinamização turística (restauração e hotelaria) e, consequentemente, de criação de riqueza. Para tanto é preciso criar uma identidade forte e genuína. O segredo reside em conciliar o trabalho com uma boa dose de paixão – por sinal, a receita que pusemos em prática na concepção de Desafios na Cozinha.